Espetáculo
O projeto Maniva: Planta Baixa de uma Travessia Teatral é um livro que abre e escancara as minúcias do processo teatral de 1 ano e meio que resultou no espetáculo solo Maniva, estreado em 2017.
A partir do convite e do desejo de uma atriz que quis dar fim ao hiato entre seu corpo e a cena, o espetáculo foi tomando corpo em um formato curioso: dois diretores para uma atriz.
O que antes consistiria em investigações cênicas paralelas de um poema de João Cabral de Melo Neto, foi se entrecruzando e o caldo de materiais foi engrossando a ponto de virar um espetáculo. Maniva: peça de teatro onde a solidão, a memória e a espera pela chegada de “alguém”, fazem com que uma mulher revisite os muitos segredos que cada cômodo de sua casa esconde, enquanto prepara uma maniçoba.
Quem somos?
Larissa Souza
Autora
Larissa é artista cênica paraense radicada no Distrito Federal. Iniciou sua trajetória artística na ETDUFPA há 22 anos e há 11 anos atua profissionalmente nas áreas de atuação, iluminação e produção cênica. Graduada em licenciatura em Artes Cênicas pela UnB e integrante do Grupo Liquidificador. Em 2016, idealizou e produziu o espetáculo Maniva, onde também é atriz-criadora.
Rafael Toscano
Autor
Rafael Toscano é um artista brasiliense que desdobrou atuação em diversas linguagens artísticas ao longo dos últimos 15 anos. Teatro, cinema, artes visuais, música e cultura popular estão dentre os campos de interesse e produção nesse período. Integrou relevantes grupos da cena cultural de Brasília, como Novos Candangos e Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro. Um dos diretores de Maniva.
Yuri Fidelis
Autor
Yuri Fidelis é ator, diretor, dramaturgo e professor em trânsito e processos diversos, nascido em Brasília. Mestre e graduado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília investiga tragicidade, vias da violência em cena, personagens clássicos para públicos contemporâneos e adaptações/recriações de peças. Um dos diretores de Maniva.
Ficha Técnica
- Direção: Rafael Toscano e Yuri Fidelis
- Produção: Larissa Souza, Rafael Toscano e Yuri Fidelis
- Atuação: Larissa Souza
- Direção musical: Thiago Gama
- Iluminação: Lui L’Abbate
- Operação de luz: Ana Quintas
- Operador de som: Yuri Fidelis
- Produção e gravação da trilha sonora: João Lucas
- Instrumentistas: Thiago Gama e Lucas Ramalho